quinta-feira , 26 maio 2022
Zelenski compara invasão russa a ações nazistas na Segunda Guerra Mundial

Zelenski compara invasão russa a ações nazistas na Segunda Guerra Mundial

SÃO PAULO, SP – O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, em um vídeo divulgado para marcar o Dia da Memória e da Reconciliação, neste domingo (8), comparou as ações da Rússia de Vladimir Putin no país às da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

Ele não falou o nome de seu homólogo russo, mas descreveu a invasão da Ucrânia como uma “encenação sangrenta do nazismo, uma repetição fanática desse regime” durante as imagens, gravadas perto de prédios destruídos na cidade de Borodianka

“Não apenas a repetição dos crimes, mas também tentativas de superar o ‘professor’, tirá-lo do pedestal de maior mal da história humana e estabelecer um novo recorde mundial de xenofobia, ódio, racismo e mortes”, seguiu.

No vídeo de mais de 10 minutos, o outsider político que lidera a Ucrânia não fez apenas acenos à população do país, mas também a outras nações, como Reino Unido, França e Polônia.

Referindo-se a diversos ataques da Alemanha nazista a esses territórios, disse que o mesmo repetia-se agora na Ucrânia, ainda que com outros atores, em uma retomada do pano de fundo histórico que já vinha usando ao discursar como convidado em diversos parlamentos.

Zelenski usava uma camisa com a frase “eu sou ucraniano”, escrita em inglês. “Décadas após a Segunda Guerra, a escuridão voltou para a Ucrânia”, ele disse.

Verifique também

Esses países não têm Forças Armadas

Esses países não têm Forças Armadas

Hoje em dia, é difícil imaginar um país sem seus próprios militares. Garantir a defesa …