sábado , 13 agosto 2022
e44b23e7-ae57-48b2-a22f-ab04aced7cfc

TRE/RJ institui Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional, integrado pelo MP Eleitoral

Coalizão de forças da segurança pública atuará de forma integrada para prevenir e reprimir ilícitos nas eleições deste ano


Coordenadoria de Comunicação Social do TRE/RJ

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) instituiu, no último dia 28, o Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi), uma coalizão de forças de segurança pública que vai atuar na prevenção e repressão de condutas criminosas e ilícitos que representem risco à normalidade das eleições deste ano. As ações coordenadas de segurança e inteligência incluem a proteção de eleitoras, eleitores, candidatas, candidatos, servidoras, servidores, mesárias, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral.

A primeira reunião do grupo ocorreu já no dia seguinte à criação do Gaesi, na sede do Tribunal, e contou com a presença da procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira.

Liderado pelo presidente do TRE-RJ, desembargador Elton Leme, o Gaesi terá a participação do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador João Ziraldo Maia, do juiz-auxiliar da presidência Marcel Duque Estrada, do juiz-auxiliar da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, Rudi Baldi, do assessor de Pesquisa e Análise do TRE-RJ Marcio Tobias, e de representantes da Procuradoria Regional Eleitoral, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, do Ministério Público Estadual, do Comando Militar Leste do Exército Brasileiro, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, das Polícias Civil, Militar e Penal do Rio de Janeiro, além da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Estão previstos encontros periódicos do Gaesi, que também poderá ter reuniões extraordinárias, sempre que necessário. A partir do dia que antecede a votação, o Gaesi passa a ficar permanentemente reunido até o dia imediatamente posterior ao da eleição, tanto do primeiro turno, que ocorrerá em 2 de outubro, como do segundo turno, se houver, marcado para o dia 30 de outubro.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do TRE/RJ.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

Verifique também

Após STF, Congresso quer aumentar os próprios salários para R$ 36,8 mil

Após STF, Congresso quer aumentar os próprios salários para R$ 36,8 mil

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) apresentar proposta de aumento de 18% para seus ministros …