sábado , 21 maio 2022
2549b44ca37b0dbcce5aba4e161483c8627434c540e3f

Sorriso recebe caminhão-pipa para reforçar ações de combate a incêndios florestais

Foto:
Railson Mendonça / Assessoria de Gabinete

A administração municipal da cidade de Sorriso-MT (397 km de Cuiabá) passa a contar com um importante aliado para reforçar as ações de prevenção e de combate a incêndios florestais.

Na quarta-feira (4), a capital nacional do agronegócio recebeu um caminhão-pipa da marca Volkswagen, modelo Constellation Robust 24-260, adquirido por meio de uma emenda do deputado estadual Xuxu Dal Molin (União) e contrapartida de R$ 280 mil oriundos do município.

O ato de entrega realizado no Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva, em Sorriso, foi acompanhado por integrantes da administração municipal, câmara de vereadores e representantes do setor produtivo.

 “O setor do agro é a mola propulsora da economia, mas sem apoio não chegamos a lugar nenhum (…). Temos que ter humildade e sabedoria para definirmos quais são as prioridades do município e, é isso que temos feito no conselho do Fethab [Fundo Estadual de Transporte e Habitação]”, pontuou o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto.

Na avaliação da assessora parlamentar Silvana Perin, a entrega do caminhão-pipa acontece em momento oportuno haja vista que, com a chegada do período de estiagem, aumentam os riscos de incêndios em lavouras de milho e às margens da rodovia federal BR-163.

“Todos os anos acompanhamos centenas de hectares sendo destruídos pelo fogo. Esperamos que essa emenda destinada pelo deputado [Xuxu Dal Molin] contribua efetivamente para reduzirmos os danos ambientais e proporcionar mais segurança para quem reside na zona rural e àqueles que trafegam por nossa região”, observa a representante do deputado Xuxu Dal Molin.

“Importante frisar que este caminhão-pipa não será usado apenas para controlar incêndios. Ele também será utilizado para apagar a poeira, molhar gramas entre outros serviços mantidos pela administração. A partir de agora teremos três caminhões semelhantes para dinamizar a gestão”, frisa o prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB).

Na oportunidade, também foram entregues dois caminhões baú, uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica e uma caminhonete, totalizando cerca de R$ 3 milhões em investimentos.

Segundo a administração municipal, as novas aquisições serão incorporadas as frotas das secretarias municipais de Transportes (Semtra), Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Agricultura e Meio Ambiente (Sama).

Agricultura familiar

Na terça-feira (3), Xuxu Dal Molin e o secretário-adjunto de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Márcio Kuhn, acompanharam a entrega técnica de uma patrulha mecanizada, igualmente destinada por meio de emenda parlamentar para o atendimento de pequenos produtores rurais do Assentamento Jonas Pinheiro (Poranga).

“Estamos trazendo nossa contribuição para incentivar a produção de hortifrutigranjeiros, reduzindo o custo da produção e, por consequência, o valor do produto comercializado lá na ponta. Ou seja, ao final desse processo todos saem ganhando”, assinala Dal Molin.

Verifique também

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram manter decisões que negaram impor prazo e determinar …