quarta-feira , 18 maio 2022
- Foto por: Frank Sumiyosh - Sesp/MT

Sesp intensifica ações da Operação Triênio na região norte de Mato Grosso

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) intensificou nesta segunda-feira (25.04) as ações da Operação Triênio para o enfrentamento da criminalidade na região norte de Mato Grosso. O lançamento oficial foi na tarde desta terça-feira (26.04), no município de Guarantã do Norte (750 km de Cuiabá).

Até o próximo dia 30, a nova fase da operação conta com reforço do policiamento com o apoio de homens do Regimento da Cavalaria da PM de Nova Mutum, Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Força Tática (FT), ambos do 10º Comando Regional da PM, além de apoio aéreo do Centro Integrados de Operações Aéreas (Ciopaer), de Sorriso.

O secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli, participou do lançamento e destacou a presença das forças de segurança nos municípios. “É uma política da Sesp este conjunto de esforços. As instituições de segurança estão atuando de forma integrada para oferecer melhores condições de segurança a população”, disse.

O comandante regional da PM de Peixoto de Azevedo (672 km de Cuiabá), tenente-coronel PM James Jácio Ferreira, falou sobre o foco desta etapa da operação. “Com o encerramento da fase repreensiva, continuaremos com o enfrentamento ao tráfico de drogas de forma preventiva reforçando o policiamento em todas as cidades do 15º Comando Regional”, explicou.

Até o fim do mês, os militares vão atuar com abordagem de condutores e revista de veículos para verificação de antecedentes criminais, porte ilegal de armas, cumprimento de mandados de prisão em aberto, retirada de circulação de veículo em condições irregulares e de pessoas em atitudes suspeitas.

As ações estão concentradas em nove municípios que compõem o 15º Comando Regional da Polícia Militar, tanto nas regiões urbanas e rurais, a fim de levar mais segurança aos cidadãos aos municípios de Guarantã do Norte, Marcelândia, Matupá, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo e Terra Nova do Norte.

 

 

 

Resultados

A operação começou no dia 1º de abril com policiamento ostensivo e repressivo imediato, com foco no enfrentamento ao tráfico de entorpecentes, na busca pelo controle e redução dos índices criminais de homicídios, roubos e furtos nos municípios com maior incidência desses indicadores.  Desde então, a operação resultou na apreensão de 17 armas de fogo e de 15 quilos de entorpecentes.

Somente neste fim de semana, seis pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas em pontos de comércio de entorpecentes em Peixoto de Azevedo. Na ação, um suspeito armado com um revólver calibre 357 acabou morrendo, após sacar a arma contra os policiais, que reagiram diante do risco iminente. No local, os policiais encontraram 1,5 quilo de pasta base.

Verifique também

PMMT

Homem é preso com 10 tabletes de maconha em Cuiabá

Suspeito foi preso com os entorpecentes ao desembarcar de um carro de corrida por aplicativo