segunda-feira , 16 maio 2022
1cd26f867a00d493fcae588ea12d3e1c-1

Secretário destaca criação do Plano Municipal de Cultura durante posse dos acadêmicos da Acilbras

Visando o fortalecimento e incentivo ao setor cultural e artístico da capital, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destacou a criação do Plano Municipal de Cultura que está sendo construído à várias mãos pelo Executivo, ouvindo atentamente toda a categoria. O anúncio foi feito durante a realização da segunda edição do Sarau Cuiabano, na tarde desta segunda-feira (7), no plenário da Câmara de Cuiabá.

Na oportunidade, a superintendente da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil (Acilbras),  Jacy Proença, homenageou 30  acadêmicos de diversos segmentos do meio artístico, entregando a cada um deles a medalha de honra ao mérito. 

Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, Aluízio externou sua gratidão em participar da cerimônia e pontuou a força-tarefa que vem sendo executada pela Pasta com intuito de manter vivo os costumes da sociedade cuiabana, herança esta que perpetua por gerações. 

“É caminhando que se constrói caminhos. Queremos em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, dizer que não irá faltar apoio para suas iniciativas. Vamos fazer a diferença em nosso país, fazendo aquilo que vocês tanto querem, cultura, que Cuiabá viva uma explosão cultural. Nada disso será possível se não fizermos aquilo que desejamos e sonhamos, que é o Plano Municipal de Cultura. Queremos fazer ouvir as pessoas, vocês aqui presentes para que possamos fazer ass mudanças e transformações que tanto precisamos”, disse. 

O toque especial contou com a apresentação de canto lírico e popular, declamação de poesias, dentre outros espetáculos e discursos representativos que marcaram a festa. 

A jornalista e mestre em História, Neila Barreto, uma das homenageadas, relatou que seu engajamento é fruto de um trabalho voluntário – sem fins lucrativos, levando ao conhecimento da população, informações de suma relevância para construção e formação social dos cidadões. 

“Eu fico muito feliz em ocupar esses cargos que são reconhecidos pelo serviço que você presta a comunidade. Esse processo de valorização da cultura do artesanato, dos artistas, poetas e microempreendedor cultural é muito importante. Eu vejo que nesse ato o reconhecimento da cultura mato-grossense”, completou. 

Titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o maestro Fabrício Carvalho, um dos maiores precursores musicais do Estado, também esteve presente. Para ele, a celebração serve de incentivo para impulsionar a continuação dos trabalhos.

“Aqui estamos entre pares, gente que acredita na cultura e na educação como elemento de equalização da sociedade. Aqui tem pessoas que eu respeito muito capitaneadas pela professora Jacy Proença, na casa do povo. Todos nós temos uma série de trabalhos que por si só falam da nossa carreira, juntos somos mais fortes”, elencou. 

Representando o presidente da Casa de Leis, vereador Juca do Guaraná (MDB), a secretária de comunicação do legislativo, Elizângela Tenório se colocou à disposição para ajudar a classe, reiterando que o parlamento encontra-se de portas abertas para receber os projetos que irão impactar diretamente os munícipes. 

Estiveram presentes, a deputada Estadual por Roraima, Betânia Almeida, a cantora Sophie Campos e a Miss Brasil Kids, Valentina Miniguini.

 

Verifique também

7dfd21174a111eec25e55a982b25e1d362829ee387e4b

CST do agronegócio realiza quarta reunião

De acordo com o relator, a proposta trata da relação de melhoria dentro do setor do agronegócio e também, de todas as cadeias produtivas