sábado , 4 dezembro 2021
fb53fceecebe043b1411cdf0f25abee8-1

Secretaria Municipal de Assistncia Social mantm atendimento a mais de 400 famlias que atuam no aterro sanitrio

A Prefeitura de Cuiabá –  por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência – desde o início da pandemia do coronavírus, em março de 2020, adotou uma série de medidas preventivas e de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Dentre os beneficiados com os serviços socioassistenciais, estão os trabalhadores do Aterro Sanitário.

Além da distribuição diária de refeições, a equipe especial de abordagem social entrega mensalmente mais de 400 benefícios eventuais (cestas básicas e kits de higiene). Essa ação de intensificação no atendimento à essas famílias, que sobrevivem dos recicláveis que são retirados, em cumprimento à uma decisão do Ministério Público, no mês de julho desse ano.

“Por ser um público rotativo, a cada mês esse número vem aumentando. Para se ter uma ideia, no final do mês de setembro, entregamos 350 benefícios. Já nesse mês de outubro, foram 408 famílias atendidas”, disse a coordenadora da Atenção Especial, Patrícia Arruda.

Alexandra da Silva, 54 anos, é uma das beneficiadas com o auxílio entregue pela Prefeitura. Ela que veio de Alagoas há cinco anos, e tira o seu sustento com o que consegue reciclar do aterro.  Após sofrer um acidente motociclístico, ficou impedida de atuar após ter fraturado a perna. “Sem essa ajuda da Prefeitura, não sei como seria, nem ao menos se estaria aqui nesse momento. Estou sem trabalhar para render o salário no final do mês. Só tenho a agradecer. Até agora não consegui resolver pra receber o auxílio doença”, contou dona Alexandra.

Martinha Fortunato Duarte da Silva, moradora do bairro Novo Paraíso, começou a trabalhar no aterro no mês passado. “O que a gente ganha aqui é pouco. Com essa entrega dos alimentos, conseguimos ficar mais tranquilo, tendo garantida a comida na mesa. Sou sozinha, perdi recentemente o meu esposo e agora sou só eu, Deus e vocês da Prefeitura”.

Além da entrega dos benefícios para as famílias que já foram cadastradas, a equipe atualiza o quantitativo com a entrada de novos cadastros. “A meta é atender o maior número de pessoas que dependem do poder público para subsistência. Fazemos com amor e por amor à essas famílias que vivem em extrema vulnerabilidade”, finalizou Patrícia.

A ação conta com a parceria do projeto Amor (Assistência Médica e Odontológica Rural),  da Secretaria Municipal de Saúde, na oferta de serviços essenciais como consultas e vacinas e da Defensoria Pública, que atua na atualização da documentação dessas pessoas.

Verifique também

Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, participa da inauguração do Sine de Brasnorte

Sine Estadual é inaugurado no Brasnorte

Mato Grosso conta com 33 postos de atendimento do Sine, presentes em 30 municípios do Estado

Enquete

EM QUAL DESSES NOMES VOCÊ VOTARIA PARA GOVERNADOR.

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Toque do Chefe

Bate Papo com Crispim Neto

TDT-TV AO VIVO