quinta-feira , 9 dezembro 2021
40fe8da5f761007ae148f24da3cfb353-1

Qualifica Cuiab oferta mais uma edio do curso de designer grfico; Secretrio destaca oferta de formao ao pblico jovem

A segunda turma do curso de designer gráfico do ‘Qualifica Cuiabá’, ação que integra o programa Pra Frente Cuiabá, já iniciou as atividades. A ação é executada em parceria pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso de formação estrategicamente foi elaborado para atender a demanda do público jovem.

De acordo com o professor Matheus Leventi, o processo formativo ensina princípios básicos para o desenvolvimento das atividades. “Conseguir formar esses jovens para o mercado criativo, e também encontrar caminhos de inserção no mercado, se torna uma alavanca para a completa mudança social da vida econômica deles”, afirma.

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, pondera que a criatividade é um dos elementos significativos à profissão, mas avalia que os princípios técnicos são fundamentais. “A gestão atua em parceria com o  Senai para oferecer aos jovens um curso inédito, que possibilita oportunidades para que sejam inseridos, de imediato,  no mercado de trabalho”, explica.

Vuolo ainda destacou que se reuniu com Senai e com diversas empresas para saber quais as reais necessidades e, a partir do levantamento, ofertar cursos de qualificação.

“Com todo resultado positivo estamos pensando em realizar um curso de designer gráfico intermediário. Isso aconteceu no curso de Libras. Começamos com o básico e, agora,  já estamos oferecendo o intermediário. Quando percebemos o crescente interesse dos alunos em buscar conhecimento, não medimos esforços para garantir o atendimento”.

Edilene Cândido Ribeiro parabenizou a Prefeitura e o Senai pela oferta. Ela conta que que na turma passada a filha participou do  primeiro processo formativo para a área de designer gráfico e, hoje, ela já está atuando.

“Mesmo que a gente queira pagar o curso, as vagas são poucas. Fiquei muito feliz quando soube dessa qualificação porque tenho interesse em trabalhar nessa área gráfica. Quero pedir para que no próximo ano, continuem oferecendo este curso já que em Cuiabá está em falta”, relata.

Segundo a gerente do Senai-Cuiabá, Mozara Guerreiro, a oferta é realizada mediante estudos. “Antes de começarmos as qualificações promovemos uma pesquisa para sabermos quais os cursos são mais procurados, quais são as necessidades das empresas e, só, depois ofertamos. Atualmente, são mais de 40 cursos dentre eles confeiteiro, padeiro, libras e pintor”, finaliza.

Referência no país, o Qualifica tem e meta de atender nos próximos anos é a formação de dez mil pessoas. Ele está sendo executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai.

Por medida de biossegurança contra a disseminação da Covid-19, as aulas são ministradas com até 20 alunos por turma.

Verifique também

Éden Costa

Cantor e compositor Éden Costa lança álbum inédito e realiza workshop de produção musical

O projeto “Composições da Vida”, selecionado no edital MT Nascentes, reúne 11 canções