sábado , 4 dezembro 2021
c2c8e9f79c8a2e08c4674213dfeedf88

Programa SOS AVC destaque no jornal Folha de So Paulo

O programa Rede SOS AVC, criado pela gestão e em funcionamento neste momento no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, foi destaque nacional no jornal Folha de São Paulo, em matéria publicada neste domingo (07), no portal UOL. A matéria foi assinada pelo correspondente Pablo Rodrigo, que entrevistou a coordenadora do programa, Andrea Linhares.

Segundo Andrea, o sucesso do programa, que já atendeu cerca de 1100 pessoas em pouco mais de 2 anos de existência, se dá pelo fato da equipe ter se especializado no tratamento precoce do paciente, no momento que surgem os primeiros sintomas.

Ela explicou sobre o funcionamento do programa. Disse que para o tratamento acontecer de forma adequada, o tempo e o diagnóstico são fundamentais. “Ter os dados corretos é fundamental para a eficácia do atendimento. Precisamos saber sobre o déficit motor e a perda de fala do paciente. Precisamos de detalhes também sobre medicação e sua condição de saúde”, explicou ao repórter.

Andrea disse ainda que a porta de entrada para o SOS AVC é por meio das UPAs e Policlínicas, que encaminham o paciente para a rede ou através do SAMU, que leva a pessoa diretamente para o Hospital Municipal de Cuiabá – HMC.

A coordenadora disse que apenas no ano de 2020 o programa fez 751 atendimentos e que em 20221 foram 351 pessoas atendidas. A equipe do SOS AVC é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e residentes, totalizando 14 pessoas.

O programa SOS AVC começou a funcionar em 2019, no Hospital São Benedito, mas em março de 2021 passou a atender no HMC, pois o São Benedito virou unidade de referência no atendimento a pacientes de Covid-19. O atendimento do SOS AVC dentro do prazo correto diminui em até 92% o risco de sequelas e morte dos pacientes. 

 

Clique no link abaixo e confira a reportagem: Centro de referência de AVC em Cuiabá aposta em tratamento rápido

Verifique também

Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, participa da inauguração do Sine de Brasnorte

Sine Estadual é inaugurado no Brasnorte

Mato Grosso conta com 33 postos de atendimento do Sine, presentes em 30 municípios do Estado

Enquete

EM QUAL DESSES NOMES VOCÊ VOTARIA PARA GOVERNADOR.

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Toque do Chefe

Bate Papo com Crispim Neto

TDT-TV AO VIVO