sábado , 21 maio 2022
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Professores pedagogos das Salas de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento do estudante participam de ciclo de formação

Professores das Salas de Apoio das Escolas Municipais de Educação Básica, urbanas e do campo, participaram, na última sexta-feira (29), do segundo encontro formativo de 2022. A formação, com o tema ‘Lei 14.254/11/2021 – Parâmetros de Atendimento na interface entre desafios e transtornos de aprendizagem’ faz parte do calendário de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 140 profissionais de 81 unidades, que atendem 6.320 estudantes do 2º ao 9º ano, participaram do encontro online. Ao longo do ano, serão realizados um total de 15 encontros direcionados, especificamente, para esses profissionais.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado falou sobre as Salas de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento dos Estudantes, que se constituem em uma das estratégias de intervenção adotadas pela rede pública de ensino de Cuiabá, para tratar os desafios de aprendizagem.  Essas salas são mais um espaço educativo por meio do qual o tempo de aprendizagem dos estudantes é ampliado e potencializado, visto que desenvolvem atividades articuladas ao currículo trabalhado nas salas de referência e demais espaços das unidades educacionais.  “As Salas de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento dos Estudantes complementam as ações desenvolvidas na rotina da sala de aula, consolidando o processo de alfabetização linguística e matemática, impactando positivamente no desempenho acadêmico dos estudantes.  A Política Municipal de Educação, por meio da Escola Cuiabana, reafirma a importância da consolidação da alfabetização no tempo certo, respeitando-se os tempos de vida do estudante, para a garantia do sucesso na trajetória escolar”, destacou a secretaria Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

A assessora pedagógica da Coordenadoria de Organização Curricular, Lídia Antônia de Siqueira San Martim de Souza falou sobre os resultados que a Secretaria Municipal de Educação espera obter com esse projeto de formação, cujo tema central é, ‘Repensando a prática pedagógica na Sala de Apoio à Aprendizagem e Desenvolvimento do estudante’.  “Nossa expectativa é contribuir na criação, acompanhamento da implementação das estratégias didáticas utilizadas e monitoramento do processo de aprendizagem desenvolvido nas Salas de Apoio, considerando a perspectiva do multiletramento e do multinumeramento”, explicou a assessora pedagógica Lídia Antônia de Siqueira San Martim de Souza.

Essa formação acontece todos os anos. Em 2020 e 2021, as  formaççoes aconteceram de forma remota, devido a pandemia da Covid-19.  Em 2022 o processo de formação terá 15 encontros sendo sete virtuais, onde serão discutidos os conceitos e teoria e oito presenciais, no formato de oficinas, com atividades práticas e momentos de trocas de experiências e construção de materiais.

Calendário

O primeiro encontro deste ano foi realizado no dia 1º de abril, de forma virtual, com o tema ‘Pressupostos teóricos e práticos sobre o trabalho a ser desenvolvido nas Salas de Apoio’.

Os próximos encontros serão ainda este mês, nos dias 13, no formato virtual, com o tema ‘Transtorno de leitura e escrita do processo auditivo central” e no dia 27, presencial, com o tema, ‘Estratégias Interventivas para trabalhar com estudantes que apresentam transtornos de aprendizagem’.

Estão previstos encontros nos meses de junho, agosto, setembro, outubro e novembro sendo que os dois últimos serão de socialização das práticas desenvolvidas pelos professores nas salas de apoio

Participam da formação todos os professores que atuam nas Salas de Apoio das unidades escolares (EMEB e EMEBC), atendendo aproximadamente 6.320 estudantes do 2º ao 9º ano.

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