sábado , 27 novembro 2021
c5657c2e3d6b2d03f26eec64b3f7f8ff-1

Prefeitura executa obra de requalificao da Avenida Beira Rio e assegura transformao da via

A Avenida Manoel José de Arruda, popularmente conhecida como Avenida Beira Rio, está passando por um completo processo de requalificação que abrange toda sua estrutura. O trabalho executado pela Prefeitura de Cuiabá deve ser concluído ainda neste ano e é composto pelas etapas de fresagem e recapeamento, revitalização do canteiro central e da sinalização viária, e melhoria no sistema de iluminação pública.

Na última semana, a avenida começou a receber atividade de recuperação da malha viária. Conforme o projeto, esta intervenção deve alcançar um trecho situado entre a Universidade de Cuiabá (UNIC) e o Shopping Popular, totalizando cerca de quatro quilômetros, somando os dois sentidos. O trabalho consiste na retirada do pavimento antigo e aplicação de uma nova massa asfáltica.

“Estamos promovendo uma verdadeira transformação. Além da requalificação da Beira Rio, estamos trabalhando também para revitalizar o Parque de Exposições, a Orla do Porto II, o Cais do Porto, a Vila Cuiabana, o Mercado do Porto e o Aquário Municipal. Portanto, é um conjunto de melhorias que vai fazer embelezar ainda mais essa região, que é uma das portas de entrada da cidade”, explica o prefeito em exercício José Roberto Stopa.

A requalificação da via ocorre por meio de uma atuação conjunta entre as secretarias municipais de Obras Públicas, Mobilidade Urbana, e Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). No início deste ano, o percurso situado entre o Viaduto Murilo Domingos e a universidade também foi recapeada pelo Município. Somado a renovação do pavimento, a via também passa a contar com iluminação de LED.

Esta é a segunda grande obra de melhoria na mobilidade urbana que a Avenida Beira Rio recebe, somente em 2021. Em maio, foi entregue à população o viaduto Murilo Domingos, que eliminou um dos maiores pontos de congestionamento de veículos antes existente na Capital. O levantamento da estrutura recebeu um investimento de R$ 18 milhões e pode ser considerado a maior ação de infraestrutura já executada no local desde sua fundação.

“Nossa gestão tem um planejamento que tem como base a continuidade das obras, programas e ações que melhoram a vida da população em todos os aspectos. No caso da Beira Rio, ela é uma das avenidas mais antigas e movimentadas da Capital. Há anos que não recebia nenhum tipo de melhoria, mas nossa gestão mudou essa realidade. Cuiabá não para de se desenvolver e nós não paramos de trabalhar para potencializar esse crescimento”, enfatiza Stopa.

RECAPEAMENTO

As obras de recapeamento são constantes em Cuiabá e utilizadas pelo Município para melhorar a mobilidade urbana da cidade. O trabalho consiste na retirada do asfalto antigo e substituição por um novo e tem como foco principal as vias mais movimentadas. A ação faz parte do programa Minha Rua Asfalta que, além de levar obras de pavimentação para os bairros, também atua na recuperação das vias já revestidas com a massa asfáltica.

“Para os próximos dois anos, vamos investir aos menos R$ 193 milhões em novas intervenções. Para isso, vamos finalizar ainda neste ano o processo licitatório para contratação de empresa que executará diversos serviços de melhoria no sistema viário urbano da Capital. Neste momento, estamos fazendo a avaliação da qualificação técnica das 14 empresas habilitadas para a concorrência”, revela o secretário de Obras Públicas, Raufrides Macedo.

Verifique também

- Foto por: PMMT

Primeiro Comando Regional da PM divulga produtividade da Operação Black Friday

Ação contou com unidades especializadas da PM