sexta-feira , 27 maio 2022
a078e7d411b19122fa53468f4fb319e9

Prefeito inaugura maior CMEI da capital com capacidade para atender até 396 crianças

Com infraestrutura física moderna, vasta disponibilidade de materiais pedagógicos e interação visual completa, de última geração, assim o  prefeito Emanuel Pinheiro deixa sua marca na  Educação Infantil de Cuiabá. É o que comprova o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, denominado carinhosamente como CMEI Serginho, inaugurado na noite desta quinta-feira (03), no bairro Jardim das Aroeiras, com capacidade máxima para atender até 396 crianças com idade de 0 a 5 anos e 11 meses, em dois turnos, matutino e vespertino, sendo 188 delas em período integral. 

Na oportunidade, o prefeito elencou sua admiração e respeito aos profissionais da Educação, reiterando a importância do CMEI nos avanços da rede municipal de ensino. “Uma geração apaixonada pelo que faz, liderada por uma grande equipe extraordinária, para administrar aqui no Aroeira, maior CMEI da Capital, se não, o maior do estado de Mato Grosso. O Serginho é uma inspiração, teve uma vida de luta, de sofrimento, mas de superação, uma lição de vida para milhares de jovens e crianças, que muitas vezes, reclamam da vida e tudo tem ou quase tudo tem. Serginho, se privava de quase tudo, mas nunca perdeu o sorriso nos lábios, esperança, amor ao próximo e principalmente em Deus. Esse pedido, foi o pedido da primeira-dama [Márcia Pinheiro] e nós atendemos. Graças a Deus, o maior CMEI de Cuiabá leva o nome de um anjo, Serginho. Estamos entregando esse instrumento público de aprendizagem, ao maior patrimônio público da nossa cidade, as crianças “, declarou. 

A estrutura conta com 11 salas de aula, ambientes de integração e convívio entre crianças de diferentes faixas etárias como: pátios, solários e áreas externas; restrição de acesso das crianças desacompanhadas em áreas como cozinha, lavanderia, caixa d’água, central de gás, luz e telefonia; equipamentos destinados ao uso em escala infantil, respeitando as dimensões e instalações adequadas, como vasos sanitários, pias, bancadas e acessórios em gera. A unidade conta ainda com lactário, fraldários, playground, entre outras inovações padrão do Programa Proinfância. 

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação, Edilene de Souza  Machado relembrou o início dos trabalhos no local e se disse orgulhosa em ver a obra finalizada, beneficiando diretamente tantas famílias cuiabanas. “Mesmos com todas as dificuldades na pandemia, o prefeito continuou investimento na educação, ofertando vagas para as crianças de  0 a 3 anos e 11 meses,  faixa etária onde está o gargalo da Educação. A educação tem sido um sucesso em nossa rede com profissionais capacitados, com condições de levar a educação para Cuiabá, sendo referência e é por isso que está dando certo. Aqui foi construída a melhor unidade que nós temos”, destacou. 

A diretora Rosângela de Souza Pereira agradeceu a iniciativa da gestão, afirmando que o local se encontra totalmente preparado para receber os estudantes e a prova se dá em razão da grande procura registrada por parte dos pais. 

Vale destacar que as solicitações de matrículas para vagas remanescentes na unidade educacional aconteceu na última quarta-feira (2) e a confirmação daquelas que estão sendo atendidas neste momento, nesta sexta-feira (4), às 17h, com a entrega da documentação necessária na unidade. 

As aulas na rede pública municipal de Educação de Cuiabá começam já na próxima segunda-feira (7), 100% presencial. Estiveram presentes à inauguração da nova unidade, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho, vereadora Maria Avallone, vereador Mario Nadaf, vereador Luiz Fernando, vereador Sargento Vidal, a secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, o secretário de Turismo, Zito Adrien, o secretário Municipal de Ordem Pública,  Leovaldo Sales, a secretária da Mulher Luciana Zamproni e lideranças comunitárias de bairros da Regional Norte e profissionais da educação. 

 

Homenagem

 

A nomenclatura da unidade educacional é uma homenagem ao jovem mato-grossense Serginho, que ficou popularmente conhecido após travar uma luta contra uma doença rara, a Epidermólise Bolhosa. Diagnosticado logo após os primeiros dias de seu nascimento, Serginho segundo os médicos tinha uma expectativa de vida de apenas um mês. 

Contrariando o prognóstico, Serginho sobreviveu até os 20 anos de idade, vindo a falecer em julho de 2018. Durante sua trajetória, ele não poupou esforços, ministrando palestras sobre a importância da valorização da vida e superação de limites. Com corpo de menino, o grande guerreiro conseguiu estudar, servindo de motivação para pessoas irem busca de seus sonhos, deixando para trás as dificuldades propostas.

Bastante emocionada e representando a família, a irmã de Serginho, Laurilze Ferreira da Silva, elogiou o Chefe do Executivo Municipal pela atitude.  “Quero agradecer o prefeito por ter cumprido com sua palavra, sei que onde ele [irmão] estiver, está muito feliz em ver este momento. Nós da família estamos muitos gratos por tudo”, finalizou.

Verifique também

6e037f78-df6e-4a7e-85bb-e6c08e853990

Defesa territorial é fundamental para assegurar proteção de mulheres e crianças yanomami, defende MPF em audiência pública

Durante debate na Câmara dos Deputados, procurador apontou o garimpo ilegal como principal fator de risco para a comunidade indígena