sábado , 27 novembro 2021
e6d472e54bdc6c30cc6282e65371fe9c-1

Planejamento estratgico implantado em Cuiab referncia para municpios mato-grossenses

O processo de realinhamento, monitoramento e avaliação previsto no Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Prefeitura de Cuiabá foi apresentado durante visita da equipe técnica da Secretaria de Planejamento de Diamantino. A apresentação foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento em reunião realizada na manhã de quinta-feira (4), no Salão Nobre do Palácio Alencastro.

A capital é considerada referência para diversos municípios do Estado por ter alcançado resultados exitosos nos últimos anos, na implementação da cultura do planejamento, no âmbito municipal, sendo essa a ferramenta necessária para efetivação do Planejamento estratégico estabelecido até 2023.

“Para nós, que estamos à frente da pasta do planejamento do município de Cuiabá, é motivo de muita satisfação e sensação de dever cumprido e que estamos no caminho certo. Sabemos que é um caminho longo a ser seguido, sendo essa, uma das premissas da gestão, avançar e cumprir do que foi estabelecido no plano de governo. A população quer ver o resultado, que são, as entregas de obras, praças, investimentos, ruas asfaltadas, dentre outros”, disse o secretário municipal de Planejamento, Zito Adrien.

O secretário de planejamento de Diamantino, Ricardo Batista Ferreira,  parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá e fez questão de ressaltar que esse é o trabalho a ser desenvolvido em todo Estado. A questão do planejamento deve ser institucionalizada no município.

“O grande desafio que encontramos é a mudança de comportamento dos gestores das pastas, uma vez que, a administração é uma só, com metas e objetivos equivalentes. A questão da implementação da cultura do planejamento como mecanismo eficaz no atingimento das metas, com toda certeza será copiada e implantada em Diamantino. Não é a vontade do gestor e sim da gestão”, comentou Ricardo.

A equipe tem que dominar a cultura de planejamento, o que é um indicador, objetivos e metas, esclareceu a representante da Assessoria Especial de Planejamento do Município (ASPLAN), Silvina Maria dos Anjos. “Temos que sensibilizar sempre para a cultura do planejamento. “Os trabalhos devem ser executados de forma conjunta. Tudo que for planejado deve estar de acordo com o que está especificado no planejamento estratégico”, assegurou.

“A principal proposta é gerar uma constância de propósitos com intuito de avançar cada vez mais na cultura do Planejamento, ou seja, efetivar a gestão das políticas públicas, nesse caso na área social do município. Ser referência mundial como capital humanizada, sustentável, moderna e de oportunidades. Essa é a nossa previsão até 2030”, afirmou Secretário de Governo, Luis Cláudio Sodré ao entregar a versão do Planejamento da Agenda 2030 da Prefeitura de Cuiabá. Agradecimento à Prefeitura de Diamantino pela visita nas pessoas do Secretário Ricardo Ferreira e Equipe Bruna Del Castanhel e Avelino Bezerra, além da apoiadora voluntária Jubene Loureiro”, finaliza o secretário municipal de Governo,Luis Cláudio.

PDI – Instituído em 2012, o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade. Pautado pela Transparência e Controle Social, Educação Continuada, Eficiência, Inovação e Planejamento, o PDI passa a auxiliar a Prefeitura a trabalhar com foco nas necessidades da população e na prestação de serviço eficiente.

Verifique também

- Foto por: PMMT

Primeiro Comando Regional da PM divulga produtividade da Operação Black Friday

Ação contou com unidades especializadas da PM