sábado , 4 dezembro 2021
Investigações apontam para a existência de um gabinete de compras paralelo ao da secretaria de compras e licitações

Operação Contágio II investiga fraudes em procedimentos licitatórios em Plácido de Castro/AC

Rio Branco/AC – A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (5/11), a Operação CONTÁGIO II, que investiga irregularidades em licitações ocorridas no primeiro semestre do ano de 2020, no município de Plácido de Castro/AC, na gestão passada. 

Um dos contratos investigados – no valor de mais de meio milhão de reais – visava à compra de equipamentos de proteção individual (EPI’s) para profissionais da saúde que atuavam no combate à pandemia da COVID-19. 

A investigação identificou na prefeitura à época dos fatos uma espécie de gabinete de compras paralelo ao da secretaria de compras e licitações, sendo que seus integrantes sequer pertenciam aos quadros do município. 

Foi apurado também, que os objetos adquiridos no procedimento não foram armazenados no depósito da Secretaria de Saúde do município, o que impediu qualquer tipo de controle sobre a quantidade e qualidade dos produtos. 

Chamou a atenção dos investigadores, o fato de que na sede da empresa vencedora foram encontradas notas fiscais que demonstram grande diferença entre o valor de aquisição dos produtos e os preços fornecidos à prefeitura. Alguns objetos chegaram a ser vendidos pelo dobro do valor. 

Foi identificada a atuação de um vereador do município de Rio Branco/AC nos fatos investigados. A operação cumpre, na data de hoje, mandado de busca e apreensão no gabinete do referido parlamentar. 

O nome da operação, CONTÁGIO II, faz referência ao fato de que o objeto de contrato investigado é justamente a compra de materiais EPI’s, que visam evitar que profissionais de saúde sejam contagiados pelo vírus da COVID-19.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Acre

Fone: (68) 3212-1200 / 3212-1211/ 3212-1213
E-mail: cs.srac@pf.gov.br

Verifique também

d41fed0b-c925-469f-8d7d-8d5291820faf.jpg

Polícia Federal prende suspeito de abuso sexual contra crianças em Caruaru

Envolvido também está sendo investigado pelo armazenamento e produção de pornografia infantil

Enquete

EM QUAL DESSES NOMES VOCÊ VOTARIA PARA GOVERNADOR.

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Toque do Chefe

Bate Papo com Crispim Neto

TDT-TV AO VIVO