quinta-feira , 26 maio 2022
fa116601ecf6e22e32fc557724c6213362010754cb406-2

Obras da Escola Técnica Estadual de Sorriso são retomadas

Foto: Michel Alvim / Secom-MT

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) acompanhou a assinatura da ordem de serviço para retomada e conclusão da Escola Técnica Estadual de Sorriso. 

 O documento foi protocolado na sexta-feira (4), em Sorriso, durante solenidade que reuniu representantes do setor produtivo, profissionais de ensino e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato.

Paralisado há mais de 10 anos, o projeto deve custar aos cofres públicos o equivalente a R$ 17.385.252,17. Deste montante – cerca de R$ 4.600.000,00 – o que corresponde a 30% da obra, havia sido destinado por gestões anteriores.

Com capacidade para 1,5 mil estudantes, a escola será uma das mais modernas unidades de ensino profissionalizante de Mato Grosso. A edificação possui 5.537,392 metros quadrados distribuídos em 11 laboratórios profissionalizantes, laboratório especial, 12 salas de aula, auditório para 148 pessoas, biblioteca, refeitório, centro de convivência, ginásio poliesportivo coberto, área administrativa e estacionamento.

 “Toda obra gera uma certa expectativa na população. No entanto, quando ela não é concluída no prazo estabelecido, essa expectativa se transforma em frustação. Era exatamente desta forma que me sentia ao passar pela região Leste e ver este local tomado pelo mato. A conclusão desta obra, assim como a do Hospital Regional me motivaram a pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT)”;, afirmou Xuxu Dal Molin.

 Ao descrever a importância da qualificação profissional no crescente processo de industrialização na região, Dal Molin reconheceu as dificuldades financeiras enfrentadas pelo governo do estado. 

Foto: Michel Alvim / Secom-MT

 “Na gestão pública não basta ter boa vontade ou ser bom para encaminhar ofícios. É preciso agir tecnicamente, buscando parcerias, levantando projetos e ajudando na questão orçamentária. Foi exatamente isso o que fizemos em conjunto com o governo, e hoje estamos colhendo os frutos desse trabalho”, complementa.

Em 2020, o parlamentar iniciou as tratativas para que a Escola Técnica de Sorriso fosse utilizada de forma compartilhada com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), possibilitando assim a abertura de diferentes cursos de graduação de nível superior.

 “Levamos a proposta ao governador Mauro Mendes e ao professor Rodrigo Bruno Zanin [Reitor Unemat] e ambos se mostraram otimistas. Agora estamos conversando com os representantes do setor produtivo para identificar quais cursos são necessários para a nossa região”, explica Dal Molin ao reiterar que o desenvolvimento da região médio norte está diretamente ligada à formação de mão de obra qualificada.

“Enfrentamos muitas dificuldades para conseguir retomar essa obra, como a necessidade de romper o contrato com a empreiteira anterior e, agora, ao mesmo tempo em que a construção avança, também estaremos trabalhando para viabilizar a vinda dos cursos que irão atender a comunidade”, disse o secretário da Seciteci, Nilton Borgato, que ainda frisou a atuação de Xuxu Dal Molin para a retomada da obra. “O deputado sempre esteve presente, oferecendo apoio, questionando por qual motivo a obra ainda estava paralisada. Foram inúmeras reuniões, muito trabalho e hoje estamos aqui para entregar o resultado”, concluiu.

Verifique também

6e037f78-df6e-4a7e-85bb-e6c08e853990

Defesa territorial é fundamental para assegurar proteção de mulheres e crianças yanomami, defende MPF em audiência pública

Durante debate na Câmara dos Deputados, procurador apontou o garimpo ilegal como principal fator de risco para a comunidade indígena