sábado , 27 novembro 2021
607d8fa8dc3fe0e3476ae0f8f93c8297

Novembro Azul: TCE-MT disponibiliza exames de PSA para servidores com mais de 45 anos

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) disponibilizar 80 exames de Antgeno Prosttico Especfico (PSA) aos servidores com mais de 45 anos, que no possuem plano de sade. O anncio foi feito pelo presidente do rgo, Guilherme Antonio Maluf, durante a sesso ordinria desta quarta-feira (3).

A ao faz parte da campanha Novembro Azul, que visa a conscientizao sobre o cncer de prstata e doenas masculinas, com nfase na preveno e diagnstico precoce. As iniciativas incluem a divulgao de informaes, o uso de laos azuis, que simbolizam a causa, e a iluminao da fachada da Corte de Contas com a mesma cor.

“O cncer de prstata, o mais comum entre os homens, a causa de morte de 28,6% da populao masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrncia da doena. Diante destes tristes dados, reforo a todos a necessidade de nos prevenirmos e estarmos sempre atentos”, disse o presidente.

Alm disso, de acordo com dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Cncer (INCA), para cada ano do trinio 2020/2022, sero diagnosticados no pas mais de 65 mil novos casos de cncer de prstata.

Neste contexto, reforou a importncia de que os homens se cuidem. ” um cncer que pode ser evitado, pode ser prevenido e, se for diagnosticado precocemente, 100% curvel. Ento, os homens que so acometidos podem levar uma vida normal sem a prstata”, concluiu.

Andr Garcia Santana
Secretaria de Comunicao/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: cliqueaqui

Verifique também

Secretária Rosamaria Carvalho encerra CIB - Comissão Intergestores Bipartite

Ações da Assistência Social são discutidas em IV Reunião Ordinária

O evento realizado através da secretaria adjunta de Assistência Social (Saas) contou com a participação de gestores e técnicos dos municípios do Estado