quarta-feira , 18 maio 2022
Mulher mais velha da Europa celebra o 118.º aniversário nesta sexta-feira

Mulher mais velha da Europa celebra o 118.º aniversário nesta sexta-feira

Já viveu duas pandemias e duas guerras mundiais. Lucile Randon, conhecida como ‘Irmã André’, nasceu em 11 de fevereiro de 1904, na comunidade francesa de Alès, e celebra nesta sexta-feira o 118.º aniversário. É a pessoa mais velha da Europa e a segunda mais velha do mundo, sendo apenas ultrapassada pela japonesa Kane Tanaka, de 119 anos.

Para o seu aniversário, confessou à agência de notícias Associated Press (AP), deseja “morrer rapidamente”. Enquanto tal não acontece, permanece hospedada numa casa de repouso no sul da França.

O seu quarto, embora simples – com uma cama de solteiro, uma Virgem Maria e um rádio desligado há meses -, está sempre com a porta aberta caso alguém queira fazer uma visita. 

À AP diz que o dia “começa cedo”. “Às 7h da manhã acordam-me e depois colocam-me na mesa”, contou a centenária, que aos 19 anos se converteu ao catolicismo e aos 40 decidiu tornar-se freira. “É horrível não poder fazer as coisas sozinha”, queixou-se.

Na casa de repouso onde se encontra, um dos funcionários teve que se tornar o seu “assessor de imprensa” devido aos inúmeros contatos de jornalistas e de presentes enviados por pessoas de todo o mundo. Entre os desejos de parabéns, está um de Emmanuel Macron, o 25.º quinto presidente de França e o 18.º no poder desde que a Irmã André nasceu. 

Verifique também

Rússia expulsa mais de 80 diplomatas de França, Espanha e Itália

Rússia expulsa mais de 80 diplomatas de França, Espanha e Itália

SÃO APULO, SP – A Rússia anunciou nesta quarta-feira (18) que vai expulsar mais de …