sábado , 21 maio 2022
466715c0-37a3-48c9-9aae-2edcb43f2467

#MaioCigano: MPF promove webinário sobre direitos humanos e povos ciganos no Brasil

Evento será realizado em 20 de maio e tem como proposta debater diretrizes de atuação em defesa desses povos tradicionais


Arte: Secom/MPF

A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal (6CCR/MPF) promove, no próximo dia 20, o webinário “Direitos Humanos e Povos Ciganos no Brasil: resistência contra o preconceito e a discriminação”. O evento é uma das iniciativas do chamado Maio Cigano, mobilização realizada anualmente pelo MPF com o objetivo de dar visibilidade às demandas e desafios dessas populações. A proposta é reunir membros que atuam na temática para trocar experiências, compartilhar vivências e traçar diretrizes de atuação em defesa dos povos ciganos. Os debates serão transmitidos, ao vivo, pelo Canal do MPF no Youtube.

A abertura do evento, às 14h30, será conduzida pelo subprocurador-geral da República Luciano Mariz Maia, pioneiro na atuação em defesa dessas populações e uma das referências na temática dentro da instituição. A programação conta com duas mesas de debate – compostas por representantes do MPF, dos povos ciganos, da Organização das Nações Unidas (ONU) e de universidades –, além de rodada de perguntas e respostas. O encerramento do encontro virtual ficará a cargo da coordenadora da 6CCR, Eliana Torelly.

A mobilização do MPF em defesa dos direitos dos povos ciganos contará, ainda, com uma ação de comunicação que inclui postagens nas redes sociais, matérias de TV e de rádio. O objetivo é mostrar um pouco da cultura dos ciganos, desconstruir estereótipos e reforçar os direitos dessas populações, muitas vezes ameaçados pelo preconceito e pela desinformação. O material será veiculado nos canais institucionais do MPF ao longo do mês.

Serviço
Webinário “Direitos Humanos e Povos Ciganos no Brasil: resistência contra o preconceito e a discriminação”
Data: 20 de maio de 2022
Horário: 14h30h às 17h30
Transmissão: www.youtube.com/canalmpf

PROGRAMAÇÃO

 

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400 
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Verifique também

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram manter decisões que negaram impor prazo e determinar …