segunda-feira , 16 maio 2022
5fa56d04af94083fc38ff6991836fd12-1

Jogos infantil, feminino e aspirantes fecham com chave de ouro semana de reinauguração do Dutrinha

O Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, é reinaugurado em grande estilo, com todo charme, e exuberância que a população cuiabana merece. Neste domingo (06), os jogos infantil, feminino e aspirante, deram um verdadeiro show em campo e fecharam com chave de ouro a semana de programação de entrega, em alusão ao aniversário de 70 anos da praça esportiva. 

O cronograma contou às equipes  Uirapuru,  Escolinhha Yuka, Operário Várzea-grandense, Mixto, Dom Bosco, respeitando à risca as medidas de seguranças, bem como os decretos municipais vigentes na Capital. 

O primeiro espetáculo de talentos foi protagonizado pelos times Uirapuru X Escolinhha Yuka – categoria sub 10  com o gol de estreia marcado  pelo jogador Diego, com a vitória de 3×0 sobre o rival. A emoção tomou conta dos pais e familiares dos pequenos jogadores, que das arquibancadas esbanjaram energias positivas. 

O técnico do Uirapuru afirmou que a conquista é resultado de um trabalho árduo que vem sendo desenvolvido durante os treinos e agradeceu a gestão pelos investimentos feitos no local. “A preparação dos meninos vem sendo feita há quase um ano e hoje estamos aqui neste belo estádio, colocando nossa equipe em campo. É um orgulho para nós, ex-atletas, passar os ensinamentos para os jovens de hoje. Estamos felizes em ter de volta o Dutrinha”, comentou. 

O prefeito Emanuel Pinheiro esteve presente no encerramento e não escondeu a felicidade em ver os espetáculos marcados pela nova geração. Segundo ele, agora, o Dutrinha cumpre na prática com sua finalidade de fomentar e incentivar o esporte.

“A gente vê o Dutra retomando o calendário oficial do futebol mato-grossense, voltando a ter suas arquibancadas ocupadas pela paixão cuiabana. A nossas crianças, jovens aspirantes, estudantes, todos brincando e jogando, dando a sua contribuição na volta do Dutrinha para o povo, é motivo de muito orgulho”, destacou. 

Secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite declarou que o complexo esportivo encontra-se de portas abertas para receber e acolher toda a comunidade com toda a infraestrutura adequada. “Estamos abertos para os jogos, futebol infantil e juvenil e suas equipes. Queremos que o nosso futebol seja valorizado em sua plenitude aqui no Dutrinha. Que seja um estádio dos jogos de domingo em Cuiabá, o templo sagrado do futebol cuiabano está de volta”, declarou. 

O diretor do Mixto, Carlos, se diz entusiasmado em participar deste dia histórico e elencou que o estádio tem muito a somar com os clubes. “Estamos nos reconstruindo através da base, o que coincidiu com a partida de hoje. Veio ao encontro desse trabalho de reconstrução e a nossa casa é o Dutrinha”, disse. 

Representando o futebol feminino, a jogadora Rayla Rodrigues, do Operário Várzea-grandense, que enfrentou o Mixto, elogiou a organização do evento, evidenciando que se sente honrada em atuar do Dutrinha. “Treinei bastante, é meu primeiro jogo do ano. Estou muito feliz e encantada com estádio”, reiterou. 

Edinete Delgado, mãe de dois atletas, inclusive de Diego, não escondeu seu incentivo e apoio aos filhos pelo esporte e relatou que faz questão de acompanhá-los nas partidas, em busca de um futuro promissor para os garotos. “Acreditamos no esporte, em um futuro valioso para eles. Além disso tem contribuído muito no desenvolvimento e aprendizagem, algo legal e saudável. É um privilégio ver meus filhos jogando hoje aqui”, enfatizou. 

Semana de programação intensa,  marcada por diversas festividades, agenda começou na segunda-feira (31) com a chegada do Chefe do Executivo Municipal e descerramento do totem. Além disso, o gestor entregou as estátuas de atletas que marcaram a trajetória do futebol cuiabano. Na sexta-feira (4), Pinheiro entregou homenagens a 74 personalidades como jogadores, esportistas e radialistas e autoridades. Já no sábado (05), Operário Várzea-grandense e Cuiabá Esporte Clube disputaram a 5ª rodada do campeonato Mato-grossense de 2022. 

Participaram também: secretária da Mulher Luciana Zamproni e o secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo. 

Virada de página

Com investimentos de cerca de R $2 milhões, assim a Gestão Emanuel Pinheiro deixa seu legado no setor desportivo de Cuiabá, virando a pagina do descaso, ofertando a atenção especial. A nova roupagem conta com vestiários modernos, postes de iluminação, gramado compatível, muros, medidas de seguranças adequadas, acessibilidade, propiciando, de modo geral, o acesso dos frequentadores às partidas. As arquibancadas tem a capacidade máxima para comportar até sete mil pessoas por jogo. 

Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

Cuiabano nato, Eurico Gaspar Dutra deixou sua marca na política brasileira, sendo o único presidente da República oriundo de Mato Grosso, entre os anos de 1946 e 1951.

 

 

Verifique também

Os cursos marcam o início das atividades na Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá, inaugurada no final de março.

Seciteci oferta 960 vagas para cursos na Escola Técnica Estadual de Cuiabá

As inscrições serão realizadas no período de 24 de maio a 03 de junho