sábado , 4 dezembro 2021
Teste jogo que ajuda a organizar arquivos

Jogo que melhora a eficiência do serviço público vence Maratona da Inovação

Já pensou encontrar soluções para organizar um arquivo inteiro por meio de um jogo interativo com os colegas do setor? Isso é possível brincando com um jogo chamado de “Qual a Solução?”, que foi criado para auxiliar os setores governamentais que estão em busca de soluções práticas para Gestão de Documentos. A ideia obteve o primeiro lugar no concurso de Inovações de Práticas Públicas.

O desafio foi criado pelos servidores responsáveis pela gestão de documentos da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) durante a Maratona da Inovação, realizada em outubro. Eles participaram de diversas oficinas sobre inovação e, a partir do que aprenderam,  apresentaram diferentes soluções inovadoras que poderiam trazer respostas ainda não encontradas para a melhoria da eficiência do Setor Público.  

O primeiro lugar ficou com o grupo de servidores que trabalha na Gerência de Arquivo da Sesp, que é responsável pela gestão de mais de 23 mil caixas de documentos, com expedientes de Cuiabá e Várzea Grande. O grupo desenvolveu um jogo chamado “Qual a Solução” que possui aplicabilidade e é capaz de tornar a tarefa de organização de um arquivo em um trabalho simples e produtivo.  

Antes de ser apresentado, o jogo foi testado em três setores diferentes da secretaria de segurança com a participação dos colaboradores envolvidos diretamente com arquivo de documentos. Com a aprovação da ideia, o grupo percebeu que o projeto estava pronto para ser apresentado e executado em qualquer repartição do Estado, que faz a gestão de arquivos correntes. 

A gerente do arquivo da Sesp, Alessandra Gonçalves de Oliveira, disse que a ideia surgiu através das dificuldades enfrentadas na sua rotina. “A partir das lives que assistimos e das dificuldades enfrentadas, conseguimos encontrar respostas para os problemas comuns no setor e assim criamos o jogo “Qual a Solução?”, que torna a gestão de documentos em uma tarefa mais simples e lúdica”, disse.

A superintendente Administrativa da Secretaria Adjunta de Administração (SAAS), Marinês de Carli elogiou a iniciativa e considerou que a ideia traz resultados efetivos para quem depende do serviço público. “Quando um documento é arquivado de maneira incorreta, gastamos muito tempo para localizar e com esse jogo a localização se torna muito mais rápida, diminuindo até o prazo de tramitação de um processo”, comemorou a superintendente.  

A gerente do arquivo defende que o projeto seja aplicado nas unidades da SESP, em todo o estado e a superintendente administrativa também está de acordo. “Vamos aproveitar o jogo aqui na secretaria e depois nas unidades descentralizadas e esperamos que esse projeto chegue em todas as instituições de segurança em Mato Grosso”, defendeu Marinês de Carli.   

Verifique também

Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, participa da inauguração do Sine de Brasnorte

Sine Estadual é inaugurado no Brasnorte

Mato Grosso conta com 33 postos de atendimento do Sine, presentes em 30 municípios do Estado

Enquete

EM QUAL DESSES NOMES VOCÊ VOTARIA PARA GOVERNADOR.

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Toque do Chefe

Bate Papo com Crispim Neto

TDT-TV AO VIVO