quinta-feira , 26 maio 2022
e9f8e14c-4fa4-4f02-ac94-7186da4afad1

Inaugurada no Taim (RS) obra de restauro realizada com recursos destinados pelo MPF

A Capela do Taim, ponto turístico histórico do RS, foi reinaugurada na sexta-feira, dia 11


Foto: Márcio de Meneses Martins/Procuradoria da República em Rio Grande

Após pouco menos de um ano de trabalhos de restauração, foi reinaugurada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, localizada no Distrito do Taim, às margens da Lagoa Mirim, Município de Rio Grande (RS).

A obra foi viabilizada por causa de Termo de Compromisso firmado no final do ano de 2020, entre o Ministério Público Federal, a Mitra Diocesana e o Município de Rio Grande, com a intervenção do Instituto da Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul.

Os recursos para sua realização, orçados em cerca de R$ 2 milhões, são provenientes de ações civis públicas movidas pelo MPF. Como contrapartida, o município assumiu o compromisso de realizar o ordenamento territorial do entorno daquele bem, evitando, assim, a proliferação de ocupações e atividades irregulares, sobretudo em áreas de preservação permanente. Comprometeu-se o município, ainda, a prover medidas que valorizem a população e a cultura locais.

De acordo com a procuradora da República Anelise Becker, que esteve presente na cerimônia de reinauguração, tais medidas se destinam a assegurar não apenas as bases para uma ocupação regular e ambientalmente adequada dos terrenos que envolvem a Capela, como, ainda, a valorização daqueles que ali vivem e tradicionalmente desenvolvem suas atividades: “Tratam-se de medidas voltadas a resguardar o ambiente e a cultura locais, assim como a sua grande beleza cênica, a qual vem atraindo cada vez mais pessoas àquele privilegiado lugar”.

Foto: Márcio de Meneses Martins/Procuradoria da República em Rio Grande

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Verifique também

6e037f78-df6e-4a7e-85bb-e6c08e853990

Defesa territorial é fundamental para assegurar proteção de mulheres e crianças yanomami, defende MPF em audiência pública

Durante debate na Câmara dos Deputados, procurador apontou o garimpo ilegal como principal fator de risco para a comunidade indígena