quarta-feira , 18 maio 2022
Treinamento para inserção de prestação de contas escolares no Sigadoc

Gestores das escolas estaduais participam de treinamento para envio da prestação de contas pelo Sigadoc

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizaram, na última semana, treinamento aos gestores das escolas estaduais de Mato Grosso para envio das prestações de contas escolares pelo Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc).

A capacitação foi solicitada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) devido a dificuldades relatadas por profissionais da educação para inserir no sistema digital a documentação comprobatória dos recursos financeiros destinados às escolas e utilizados para transporte, merenda e outras despesas de custeio.

A ideia foi instrumentalizar os gestores das escolas ao cumprimento da Instrução Normativa nº 12/ 2021/Seduc, que regulamenta as prestações de contas, mediante o uso do Sigadoc.

“Ao usar a ferramenta, a ideia é dar mais transparência e agilidade ao processo, de melhorar a comunicação entre as unidades escolares e a Seduc. Queremos que as escolas cumpram os prazos de prestação de contas, utilizem os recursos de acordo com os planos de ação e não tenham problemas futuros na esfera disciplinar”, destacou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, na abertura do treinamento.

Assim que foram acionadas para promover a capacitação, a CGE e a Seplag elaboraram um tutorial de como cumprir o dever de prestar contas à Seduc via Sigadoc. No treinamento, o passo a passo foi executado no ambiente de simulação da ferramenta.

Na oportunidade, o auditor Jonathas Fujii, instrutor na capacitação, demonstrou como criar processo, elaborar ofício, inserir documentos a serem assinados, incluir documentos capturados e tramitar o processo à Coordenadoria de Convênios e Prestação de Contas da Seduc.

A capacitação foi transmitida de forma simultânea pela plataforma Google Meet e pelo canal da CGE no YouTube. Mais de 70 líderes de escolas estaduais acompanharam o treinamento ao vivo. Já o vídeo da capacitação teve mais de 1.600 acessos em quatro dias. 

O treinamento da última semana integra a segunda etapa de implantação do Sigadoc. A primeira fase, realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2021, foi voltada a treinar os servidores de todos os órgãos/entidades estaduais para uso do Sigadoc nas atividades administrativas comuns.

Nesta segunda etapa, o treinamento é para situações específicas das secretarias. “A ideia é fazer com que a digitalização dos processos seja uma virada de chave no Estado de Mato Grosso, dando celeridade à tramitação”, pontuou o auditor Jonathas Fujii.

Clique AQUI para ver ou rever o treinamento sobre inserção de prestação de contas escolares no Sigadoc. 

Verifique também

1a3c9e5d543d07eb3b5d32072964959b

Assistência Social chama atenção da sociedade para denunciar casos de abusos contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e …