sábado , 13 agosto 2022
picture.jpg

Garota ensina comandos em Libras para cadela

Quando a influenciadora digital Tainá Borges, de 16 anos, que é surda, ganhou a cachorrinha Bella, em agosto de 2015, ela não imaginou que um dia se comunicaria com o animal de estimação. No entanto, por sugestão da cunhada, que também é surda, Tainá começou a mostrar para Bella comandos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Em algum tempo, para a surpresa dela, o cão passou a obedecer.

A influenciadora digital divide com seu irmão o canal Visurdo, no Youtube, desde 2016. No último dia 21 de janeiro, ela publicou um vídeo com dicas sobre como ensinar libras a cachorros que já coleciona mais de 67 mil visualizações.

– Nunca imaginavámos que um cão poderia entender Libras. Fiquei muito feliz porque amo a minha Bella, percebi que como eu sou surda e não falo, teria que me comunicar com ela de algum jeito. E ela aprendeu! – conta Tainá em entrevista ao GLOBO.

Desde então, Tainá já ensinou os comandos de sentar, comer, dar as patinhas, pegar a coleira para passear, saber o lugar do banheiro e a hora de brincar. No entanto, o treinamento ainda não acabou. A YouTuber disse que pretende continuar transmitindo outros sinais para seu animal.

“Tem outros que eu ainda quero ensinar. Quero muito ensinar outras coisas. Precisa treinar muito, todo dia”, diz Tainá durante o video. “Mas é melhor ensinar até ela conseguir. Dá uma comida, se conseguir, dá mais comida. Cachorro pode entender: ‘Por que me deu comida? Significa que eu fiz certo?'”, explicou no vídeo publicado no Visurdo.

Tainá destacou que a ideia de criar a página e o canal foi dada pelo irmão dela, que pensou em produzir conteúdo acessível para todos. Por isso, sempre colocam legendas em português.

– Gosto muito de dividir o canal com meu irmão, porque eu e ele fazemos várias trocas de ideias, experiências, discutimos sobre os assuntos que poderíamos colocar no Visurdo. Estou gostando muito. O nosso objetivo é mostrar para os surdos e ouvintes que podemos fazer tudo, mostrar como é importante Libras na família, na sociedade, demonstrar como nós nos sentimos com relação a diversos temas – disse Tainá.

Tainá mostra dicas para ensinar Libras a cachorros na página Visurdo – Facebook/Reprodução

Para quem quer seguir seu exemplo e ensinar Libras a cachorros, ela explicou que é preciso treinar diariamente o animal para que ele vá se acostumando ao que cada sinal singnifica. No início, ela afirmou que não estava muito confiante, mas topou colocar em prática as dicas da cunhada. Para sua surpresa, a cachorra aprendeu em dois meses e hoje Tainá vê que não foi algo tão difícil quanto pensou que seria.

A pug de Tainá, de 2 anos e 7 meses, já sabe que ela e seu irmão são surdos, conforme contou a adolescente. “Por exemplo, qualquer pessoa quando chega em casa, ela sempre me chama”, frisou.

Por O GLOBO

Verifique também

Descobertas bizarras encontradas em lugares mais que inesperados

Descobertas bizarras encontradas em lugares mais que inesperados

Muitas descobertas fascinantes foram feitas ao longo dos anos. Mas, às vezes, elas podem ser …