sábado , 25 junho 2022
picture.jpg

Famílias fazem vigília em protesto contra fechamento de UTI em Rondonópolis

Famílias de pacientes da Santa Casa de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, fizeram uma vigília na noite dessa quarta-feira (8) em protesto contra o fechamento da UTI pediátrica da unidade por falta de repasses do governo. Aproximadamente 200 pessoas participaram da manifestação.

O protesto foi realizado em uma praça em frente à Santa Casa. Os familiares acenderam velas e levaram cartazes, com frases cobrando do governo os repasses de verba para a saúde do município.

A vigília foi organizada por uma mãe que há oito meses precisou de ajuda da UTI neonatal do hospital. A manifestação foi silenciosa e durou aproximadamente 20 minutos.

Vigília é realizada em frente à Santa Casa de Rondonópolis contra fechamento de UTI

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que aguarda a liberação dos recursos por parte da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MT) para efetuar o pagamento e que isso deve ocorrer o mais rápido possível. No entanto, a pasta não deu um prazo para o pagamento.

Atualmente, só dois pacientes estão internados na UTI pediátrica, mas eles devem ser transferidos para outra unidade e o setor não irá mais receber novos pacientes.

Segundo o superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Éder Lúcio de Souza, sem os repasses do governo, não é possível manter uma equipe de terapia intensiva pediátrica no hospital.

O hospital atende pacientes de 19 municípios da região. Os médicos não recebem há quatro meses e a maior parte dos que atuavam na UTI pediram a rescisão do contrato por falta de pagamento.

 

Por G1-MT

Verifique também

Maisa agradece apoio de amigos e fãs após ser chamada de chata por Sonia Abrão

Maisa agradece apoio de amigos e fãs após ser chamada de chata por Sonia Abrão

Depois de ser chamada de chata por Sonia Abrão no A Tarde É Sua (RedeTV!), …