sábado , 25 junho 2022
empaer

Empaer e parceiros promovem circuito de caminhadas na natureza para fomentar o turismo rural

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), junto com a Prefeitura de Mirassol D´Oeste e grupos de mulheres, promoveram o primeiro circuito de caminhadas na natureza. A iniciativa ocorreu no domingo (19.06) e contou com a participação de 70 pessoas, entre adultos e adolescentes, que percorreram 2,5 quilômetros dentro do assentamento Roseli Nunes.

No percurso, foram visitadas duas propriedades, sendo o ponto de largada, o Balneário Recanto do Amanhecer. Na primeira propriedade, do senhor José Gomes da Silva, ele aproveitou a oportunidade para explicar sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente e o trabalho agroecológico desenvolvido na propriedade.

Na segunda, o presidente da Associação Regional de Produtores Agroecológicos, Nério Gomes de Souza, destacou sobre o trabalho desenvolvido pela associação, as construções agroecológicas e a produção de alimentos sem agrotóxicos.

O turismólogos da Empaer,  Robson Júnior Hartmann, explica que as caminhadas na natureza agrega a prática de atividade física e facilita a inclusão social de agricultores familiares junto à comunidade urbana. “A iniciativa  favorece o fluxo de pessoas com interesse pelo ambiente rural. A movimentação turística estimula a criação de serviços e atrativos, como café colonial, feiras, trilhas, cavalgadas, agroindústria, pousada, entre outras possibilidades. A ideia é fomentar o turismo rural, por meio, das caminhadas da natureza”, ressalta.

Segundo Robson, a primeira caminhada atingiu seu objetivo de agregar participantes de outros municípios, além de agregar a feira livre que oportunizou os agricultores de comercializar seus produtos.

Exemplo da líder do Grupo de Mulheres Roseli Nunes II, Priscila José Ferreira. Ela conta que produz temperos com a horta que tem em sua propriedade. “Vendi boa parte da minha produção na caminhada e estou ansiosa para as próximas. Meus temperos com e sem pimenta fizeram o maior sucesso”.

Foto: Empaer

O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Mirassol D´Oeste, Odacir Trindade dos Santos, destacou que o evento superou as expectativas. “Toda parceria com a Empaer é um sucesso. O zelo dos técnicos com as atividades é um primor e vamos sempre trabalhar em conjunto para fortalecer essa união”.

O circuito

A proposta de consolidar as caminhadas da natureza foi a forma encontrada para fortalecer o turismo rural em Mirassol D´Oeste. Os encontros começaram no mês de março no evento mensal das líderes rurais. Na ocasião, ficou estabelecido que os grupos interessados realizassem uma etapa do evento no decorrer do ano.

Ficou acordada ainda a participação de oito grupos e a realização da caminhada nas comunidades rurais: Roseli Nunes, Jabuti, Margarida Alves e Santa Maria. Foram definidos os percursos, horário, alimentação e a denominação “Circuito Miradolense de Caminhadas na Natureza”.

Programação

As próximas edições foram definidas para o dia 17 de julho, na Comunidade Jabuti. No dia 14 de agosto, na Comunidade Margarida Alves e 28 de outubro, na Comunidade Santa Maria.

Foto: Empaer

Verifique também

Saju

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas discute prevenção em escolas de Poconé e Livramento

Programação também contará com atos públicos, palestras, oficinas e bate papos com alunos