sábado , 27 novembro 2021
20-an0s_feed-1-2

Cuiabá 20 Anos – Os Artilheiros

Os artilheiros
Nestes 20 anos de história, grandes atacantes defenderam o Dourado, sempre marcando muitos gols. Neste segundo capítulo da série “Cuiabá 20 Anos”, vamos trazer a lista dos maiores artilheiros do Auriverde, segundo levantamento do pesquisador Sergio Santos.

Buiú e Elton – 24 gols
Na quinta posição, com 24 gols cada, aparecem Buiú e Elton. Buiú jogou pelo Dourado nos anos inicias do clube, fazendo parte do elenco que venceu os dois primeiros títulos estaduais, em 2003 e 2004. O atacante defendeu o Auriverde nas temporadas 2002, 2003 e 2004, realizando 57 jogos oficiais.

Buiú tem 24 gols pelo Dourado

Buiú tem 41 anos e reside em Cuiabá. Em sua carreira, ele também defendeu clubes como Dom Bosco, Mixto, Costa Rica-MS, União de Rondonópolis, Crac-GO, Luverdense, Ituiutaba, encerrando a carreira profissional em 2018, quando atuou pelo Juara.

Quem também soma 24 gols é Elton, que chegou ao clube em agosto de 2020. O jogador foi o artilheiro do Dourado na Série B do Brasileiro, com nove gols marcados, e é o atual líder nos gols neste Brasileirão, com sete gols. Elton já fez 63 jogos oficiais pelo Cuiabá e alguns gols importantes na história do clube.

Elton fez o gol que deu a primeira vitória do Cuiabá na Série A

– Dos gols que marquei pelo Cuiabá, acredito que o mais bonito foi o que marquei contra o Botafogo de Ribeirão Preto, pela Série B. Foi um belo gol. Consegui pegar muito bem na bola de fora da área e tive a felicidade de marcar um belo gol. Já o gol mais importante foi neste Brasileirão, contra a Chapecoense, em Chapecó, o gol de cabeça que fiz. Foi um gol muito importante, pois nos deu a primeira vitória nesta Série A e também a primeira vitória do Cuiabá na elite do futebol brasileiro – explicou Elton.

Jenison – 26 gols
Em quarto lugar na classificação dos artilheiros do Cuiabá está Jenison, com 26 gols marcados e 102 jogos oficiais com a camisa auriverde. O atacante defendeu o clube nas Série C, B e no Brasileirão, marcando gols em todas estas divisões pelo Dourado. Além disso, ele foi artilheiro do Cuiabá no Estadual de 2018, com sete gols, quando também foi campeão.

Jenison marcou pelo Cuiabá nas Séries A, B e C do Brasileiro

– Entre os 26 gols que fiz pelo Cuiabá o mais bonito, sem dúvidas, foi o que marquei contra a Tombense-MG, pela Série C do Brasileiro de 2018. Cruzamento na área e eu estava na segunda trave e consegui acertar uma meia bicicleta, um voleio muito bonito. Destaco como mais importantes dois gols. O que marquei diante do Operário-PR, no finalzinho do jogo, na ida da final da Série C, pois perdíamos o jogo e conseguimos o empate no final, e o gol do empate diante da Ponte Preta, em Campinas, nas últimas rodadas da Série B, quando estávamos perdendo e conseguimos um empate muito importante para nosso acesso – contou Jenison.

Robinho – 29 gols
Na terceira posição dos artilheiros do Cuiabá está o meia Robinho, que tem 29 gols em 87 jogos. O jogador passou três temporadas no Dourado, no início do clube, entre 2002 e 2005. Ao lado de Buiú, Robinho fez uma dupla infernal e ajudou nas conquistas dos Estaduais de 2002 e 2003.

Robinho foi um dos destaques do Cuiabá no início do clube

Após deixar o Cuiabá, em 2005, Robinho rodou por vários clubes do futebol brasileiro, como Juventude, União de Rondonópolis, Mixto, Ituano, Luverdense, Crac-GO, Operário-MT, até encerrar a carreira em 2016 disputando o Mato-grossensense pelo Dom Bosco. Robinho tem 41 anos e atualmente mora em Cuiabá.

Moreno – 31 gols
Com 31 gols em 96 jogos, o atacante Moreno é o segundo jogador com mais gols pelo Cuiabá. Ele defendeu o clube entre os anos de 2009 e 2013, sendo um dos principais atletas no recomeço do Cuiabá, já sob o comando da família Dresch.
Moreno é cuiabano de nascimento e tem atualmente 45 anos. Ele iniciou na base do Fluminense e passou por clubes como Berga-MT, Juventude-MT, Vila Aurora-MT, Penafiel de Portugal, Joinville, Caldense, entre outros.
Pelo Dourado, foi campeão Estadual de 2011 e 2013 e também conquistou o acesso à Série C do Brasileiro, em 2011, quando o Cuiabá foi o terceiro colocado da Série D.

Moreno é o segundo maior artilheiro do Dourado

– Um dos gols mais bonitos que fiz pelo Cuiabá foi diante do Rondonópolis Esporte Clube, o REC, pela semifinal do Estadual de 2011. O jogo estava 1 a 1 e indo para os pênaltis. Eu estava no banco e a torcida começou a chamar meu nome. Eu entrei e fiz aquele gol histórico de bicicleta, que colocou o Cuiabá na final. No primeiro jogo da final, em Barra do Garça, estava 1 a 1 e eu no banco. Entrei no jogo e na primeira bola marquei o gol. Recebi um cruzamento da e eu bati de esquerda fazendo 2 a 1. Logo depois, Natanael marcou o 3 a 1 e trouxemos uma boa vantagem aqui para o Verdão, quando ficou 1 a 1 e fomos campeões – relembra Moreno, que ainda cita outros gols.

– O gol mais importante foi pela Série C de 2012, no Dutrinha, contra o Guarany de Sobral, e estávamos empatando e, praticamente sendo rebaixados para a Série D. eu entre bem no jogo e, no último lance, o Fernando bateu um escanteio, eu antecipei o zagueiro e dei uma raspada na bola, que entrou no segundo pau e nos deu a vitória, que somada aos demais resultados da rodada, garantiram a permanência na Série C – explica Moreno.

Fernando – 54 gols
E o maior artilheiro do Cuiabá é Fernando, com 54 gols anotados, em 109 jogos. O atleta chegou ao Cuiabá em 2011 e foi um dos principais responsáveis pelo bicampeonato Estadual de 2011 e 2013 e também do acesso à Série C do Brasileiro, em 2011, quando o Cuiabá foi o terceiro colocado da Série D, e Fernando foi o artilheiro da competição, com 11 gols.

Fernando fez 54 gols em 109 jogos pelo Auriverde

Goiano de nascimento, em 2008 foi para o Flamengo, mas acabou sendo pouco aproveitado. Passou por Volta Redonda, Atlético-GO, Vila Nova-GO, Luverdense antes de chegar ao Dourado.
O meia também foi artilheiro do Mato-grossense de 2011, com 12 gols, e vice-artilheiro da Série C do Brasileiro de 2013, com 10 gols.
No dia 21 de julho de 2013, Fernando marcou quatro gols na vitória do Cuiabá por 6 a 2 sobre o Baraúnas, no Rio Grande do Norte, pela Série C do Brasileiro.

– No período em que defendi a camisa do Cuiabá foram muitos gols importantes e bonitos. Um dos mais importantes foi o primeiro do Cuiabá na Série C de 2012, contra o Penarol, lá no interior do Amazonas, quando conseguimos uma vitória por 2 a 1. Cito também o gol que fiz contra o Sampaio Corrêa, na mesma Série C, lá no Maranhão. Eu estava com o dedo do pé quebrado e fiz um gol. Lá perdemos de 2 a 1, mas trouxemos um resultado mais propício para reverter aqui em Cuiabá, quando vencemos por 3 a 0 – conta Fernando, que era meia, mas marcou muitos gols.

– O meu gol mais bonito pelo Cuiabá foi contra o Santa Cruz, em Rondonópolis, pela semifinal da Série C de 2011. Eu fiz o primeiro gol da partida aos quatro minutos de jogo, em uma jogada muito bonita, quando eu driblei dois jogadores e tirei do goleiro. Infelizmente, na sequencia o Santa Cruz virou e ficamos fora da final, mas conquistamos o acesso para a Série C de 2012 – complementou Fernando.

OS MAIORES ARTILHEIROS DO CUIABÁ:
1º – Fernando – 54 gols em 109 jogos
2º – Moreno – 31 gols em 96 jogos
3º – Robinho – 29 gols em 87 jogos
4º – Jenison – 26 gols e 102 jogos
5º – Buiú – 24 gols em 57 jogos
5º – Elton – 24 gols em 63 jogos

Verifique também

Atlético-MG segura ansiedade por título que não chegará no fim de semana

Atlético-MG segura ansiedade por título que não chegará no fim de semana

BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – Para o torcedor do Atlético-MG a sensação é de que …