quinta-feira , 18 agosto 2022

Conta de luz não terá custo adicional em janeiro, diz Aneel

As contas de luz terão em janeiro bandeira tarifária verde devido à melhora na situação dos reservatórios das hidrelétricas, principal fonte de energia do Brasil, disse nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Criadas para sinalizar ao consumidor uma eventual escassez de energia, as bandeiras chegaram pela primeira vez em outubro ao patamar vermelho nível 2, condição mantida em novembro, mas alterada para o nível 1 neste mês.

Pelo critério da Aneel, quando um crescente passa a incidir sobre a conta de luz dos consumidores quando a bandeira tarifária sai do verde e passa para amarela e depois vermelha.

Além de terem caráter didático, ao incentivar a redução do consumo devido ao maior custo, as bandeiras geram arrecadação que é usada pelas distribuidoras para custear a compra de energia de termelétricas, mais cara que a das usinas hídricas.

Mais cedo nesta sexta-feira, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetou chuvas em 95 por cento da média histórica nas hidrelétricas do Sudeste em janeiro.

 

Por Terra

Verifique também

Antonela Avellaneda diz que vendia nudes para Maradona

Antonela Avellaneda diz que vendia nudes para Maradona

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Antonela Avellaneda, 39, revelou que, antes mesmo da fama, teve …