terça-feira , 17 maio 2022
11950e9f-ba35-4537-a011-63d3d1fd0648

Combate à desinformação nas eleições é tema de capacitação para integrantes do Ministério Público

Treinamento em parceria com o ITS Rio ocorrerá entre 9 e 18 de maio e é voltado para membros e servidores que atuarão nas Eleições 2022


Arte: Secom/`PGR

O Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) realizará um treinamento exclusivo para integrantes do Ministério Público sobre desinformação e automação no contexto eleitoral. Direcionada a membros e servidores que atuarão na fiscalização das eleições gerais deste ano, a capacitação online será realizada no período de 9 a 18 de maio. O curso, que conta com o apoio da União Europeia, é resultado de acordo de cooperação técnica firmado pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do Ministério Público Federal e a vice-Procuradoria-Geral Eleitoral com o ITS, em 2020. A iniciativa foca no combate às fraudes online, sobretudo aquelas envolvendo a disseminação massiva de campanhas de desinformação em redes sociais relacionadas ao processo eleitoral.

Dividido em seis aulas, o curso abordará temas centrais relacionados à desinformação, como histórico das campanhas eleitorais, desafios enfrentados a partir do uso massivo da internet, questões técnicas relativas a comportamento automatizado e soluções que vêm sendo utilizadas para o combate à propagação de notícias falsas. As ferramentas de cooperação jurídica internacional e de requisição transfronteiriça de dados também serão tratadas nas aulas, assim como as metodologias de investigação no ambiente digital.

Ao final, será apresentado o Pegabot, solução desenvolvida pelo ITS Rio em parceria com o Instituto de Tecnologia e Equidade e financiado pela União Europeia, para identificação de comportamento automatizado (robôs) em redes sociais. Os participantes poderão entender como a ferramenta pode contribuir para a identificação de possíveis irregularidades no contexto eleitoral. As aulas ocorrerão nos dias 9, 11, 13, 16, 18 e 20 de maio, das 16h às 18h, e serão transmitidas por meio de plataforma própria do ITS Rio. Confira a programação completa.

Inscrições – Podem se inscrever no curso membros e servidores do MPF e do Ministério Público Estadual, com preferência para aqueles que atuarão na fiscalização das Eleições 2022. As inscrições serão encerradas duas horas antes do início da primeira aula (às 14h do dia 9 de maio) ou no momento em que o limite de vagas for alcançado.

O link de acesso será enviado aos inscritos por e-mail logo após a inscrição e nos lembretes antes de cada aula. O conteúdo do curso ficará disponível por até seis meses para consulta dos matriculados. Em caso de dúvidas ou de problemas para se inscrever, é possível entrar em contato com o ITS pelo e-mail .

Certificados – O ITS emitirá certificados de conclusão para aqueles que participarem de 75% das aulas ao vivo. Quem assistir a todas as aulas gravadas até 15 dias após o final do curso também poderá receber certificado. A carga horária da formação é de 18 horas, incluindo as aulas online e o acesso ao material complementar.

Serviço
Curso Online Desinformação e Automação em Contexto Eleitoral
Data: de 9, 11, 13, 16, 18 e 20 de maio
Horário: de 16h às 18h
Onde: Plataforma ITS Rio
Inscrições: até as 14h do dia 9 de maio ou até que o limite de vagas seja alcançado
Público: membros e servidores do MPF e MP Estadual com atuação eleitoral

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400 
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Verifique também

2a6e97c7-3dc0-4915-a456-15cbe51be71d

Ouvidoria do MPF participa da 59ª Reunião do CNOMP

Evento foi realizado em Recife (PE) e também transmitido on-line