sexta-feira , 22 outubro 2021

Brasil abre mercados para peixes, bovinos e material genético avícola

 PINTINHO Foto Arquivo OP Rural

O Brasil passará a exportar peixes ornamentais e farinha de pescado para a Índia, segundo informações da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura obtidas com exclusividade pelo Broadcast Agro. Estas duas aberturas foram formalizadas na última sexta-feira (1) com aceite dos protocolos fitossanitários pelos países. Em setembro, outros oito mercados foram abertos para produtos brasileiros.

 O Uruguai permitiu a entrada de bovinos vivos do Brasil. A África do Sul liberou a importação de ovos férteis, farinha de pescado e pintos de um dia do Brasil. O País obteve permissão para exportar material genético avícola para Cabo Verde e farinhas de origem animal (bovinos, suínos e aves) para alimentação animal para a Tailândia. Também foram formalizadas no último mês a possibilidade de exportar plasma e hemoglobina bovina em pós para o Equador e gengibre brasileiro para o Egito.

No ano, a pasta contabiliza 57 ações de aberturas de mercados, o que significa a possibilidade de comercializar um novo produto por parceiro comercial. Em agosto, as aberturas envolveram pescado, sementes e material genético. Em julho, novos mercados foram abertos para sementes de melão, café arábica e coco do Brasil. Em junho, o destaque foi a liberação de carne bovina e material genético bovino para o Iêmen. Em maio, Senegal e Nicarágua permitiram a importação de maçãs do Brasil e o México liberou a entrada de gergelim brasileiro.

 Em abril, as aberturas envolveram bovinos vivos, ovos férteis e mudas de coco. Em março, o País obteve permissão para exportar ovos in natura, material genético animal, frutas e itens de alimentação animal a novos países. Em fevereiro, o destaque foi a abertura para o setor de proteína animal com liberação para exportar bovinos vivos, material genético bovino e carne suína e derivados ao Camboja (Broadcast, 7/10/21)

Verifique também

Campanha Brasileiros pelo Brasil leva alimentos da agricultura familiar a quem precisa

Campanha Brasileiros pelo Brasil leva alimentos da agricultura familiar a quem precisa

O Governo Federal a fim de fazer a ligação entre quem planta e produz e quem está em situação de vulnerabilidade e precisa de alimento, por meio da Fundação Banco do Brasil, lançou a campanha Brasileiros pelo Brasil, nessa terça-feira (19).