quinta-feira , 9 dezembro 2021
40a013dd-9a38-408a-937e-68cc6d09439b

Augusto Aras lamenta morte de Geraldo Brindeiro

PGR por oito anos, o subprocurador-geral da República faleceu na manhã desta sexta-feira (29)


Arte: Secom/MPF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, lamentou, com grande pesar, a morte do procurador-geral da República no período de 1995 a 2003, Geraldo Brindeiro, ocorrida na manhã desta sexta-feira (29), em Brasília. Aras lembrou a dedicação do atual subprocurador-geral da República ao Ministério Público brasileiro. “Perdemos um valoroso colega, um homem que devotou a vida ao Ministério Público. Geraldo Brindeiro foi um incansável defensor da independência funcional, a própria e a dos colegas”, frisou, prestando condolências e solidariedade aos familiares. O PGR decretou luto oficial de três dias no MPF pela perda.

Com 73 anos completados em agosto, Geraldo Brindeiro era o mais antigo membro do MPF em atividade. Iniciou a carreira na instituição em fevereiro de 1975. Foram mais de 50 anos dedicados ao serviço público. Antes de passar a integrar os quadros do MPF, atuou no Supremo Tribunal Federal, no Tribunal de Contas da União e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Também foi professor de diversas disciplinas do curso de Direito em instituições, como a Universidade de Brasília. Como representante do MPF, teve destacada atuação em entidades de âmbito internacional, como a Associação Internacional do MP e Instituto Ibero-americano do Ministério Público.

A sua atuação como PGR foi marcada por realizações estratégicas, como a construção da sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) e a consolidação da atuação institucional do MPF. Foi o fundador da Escola Superior do MPU (ESMPU). Como procurador-geral Eleitoral (PGE), teve atuação destacada e intensa, sobretudo pela afinidade que sempre teve com o tema. Brindeiro era o PGE quando o país passou a contar com o sistema eletrônico de votação.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400 
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Verifique também

Éden Costa

Cantor e compositor Éden Costa lança álbum inédito e realiza workshop de produção musical

O projeto “Composições da Vida”, selecionado no edital MT Nascentes, reúne 11 canções