sábado , 4 dezembro 2021
Agricultores familiares recebendo a equipe em sua propriedade

Agricultores familiares de Nortelândia buscam agregar turismo rural como mais uma fonte de renda

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realizou análise das potencialidades turísticas da região do Chapadão do Parecis, localizado na cidade de Nortelândia (a 253 km de Cuiabá), que tem um forte atrativo turístico. O objetivo é agregar junto aos agricultores familiares do município mais uma oportunidade de geração de emprego e renda.

Atendendo a uma solicitação do escritório local, o técnico da Empaer e especialista em turismo rural, Geraldo Donizete Lucio, realizou visitas nas propriedades rurais, além de pontos turísticos como a Orla do Rio Santana e a Trilha Via Rota do Sol, estes considerados referência dos moradores onde acontecem os eventos, caminhadas, práticas esportivas e de lazer compartilhado. As visitas ocorreram entre quarta e sexta-feira (03 a 05.11).

Em uma das reuniões, realizadas no Centro dos Idosos, Geraldo Lucio já com um feedback de tudo o que viu destacou aos participantes sua análise com comparativos de como é consolidado o turismo rural no mercado nacional e o que precisa ser feito para trazer essa realizada para a cidade.

Segundo ele, Nortelância é uma cidade agrícola com três assentamentos com perfis diferentes de agricultores e pecuaristas, fatores que influenciam no mercado e no desenvolvimento da atividade.

“É importante que haja mais atrativos segmentados que possam oportunizar condições favoráveis para o turista ficar mais tempo e movimentar a economia local. O turismo impacta 52 setores que estão inseridos na cadeia produtiva. Tem espaço para qualquer um que queira empreender”.

Para o prefeito de Nortelândia, Jossimar José Fernandes, que assistiu a palestra, foi uma oportunidade de almejar um projeto de turismo rural envolvendo os moradores dos assentamentos e lançou como um próximo desafio em torná-lo realidade. “Consigo ver a iniciativa integrando todos os assentamentos. A Empaer e a Prefeitura terão muito trabalho para colocar em prática”.

também acompanharam a visita, o técnico Rafael de Assis Simões, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Jackeline Rodrigues de Souza Ormond, a coordenadora de Turismo e Meio Ambiente, Cristiane Canavarros, além de servidores municipais.

Geraldo durante sua palestra para produdores rurais e comerciantes                        Foto: Empaer 

Verifique também

Mario Frias contratou empresa sem funcionários por R$ 3,6 mi

Mario Frias contratou empresa sem funcionários por R$ 3,6 mi

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Secretaria Especial de Cultura, comandada por Mario Frias, contratou …

Enquete

EM QUAL DESSES NOMES VOCÊ VOTARIA PARA GOVERNADOR.

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Toque do Chefe

Bate Papo com Crispim Neto

TDT-TV AO VIVO