sábado , 4 dezembro 2021
O programa faz parte do projeto Palestras Oficinas Socioeducativas (POS)

Adolescentes participam de palestra motivacional para reduzir reincidência

Os internos do Centro de Atendimento Socioeducacional (Case) Cuiabá participaram do 1º Ciclo de Palestras Motivacionais na manhã desta quinta-feira (04.11). A iniciativa foi criada para inspirar os adolescentes em conflito com a lei que, através do conhecimento é possível criar um projeto de vida diferente do vivido e reduzir a reincidência aos atos infracionais.

Para inspirar a reflexão dos adolescentes, foram convidadas duas pessoas que mesmo passando por diferentes dificuldades e conflitos sociais conseguiram superar os problemas e alcançaram o sucesso profissional através do conhecimento. Durante as palestras os internos ouviram as histórias de cada um como forma de inspiração.

Uma das palestrantes foi a ex-gari Katlyn Cristina que levou para os adolescentes o tema Tudo é Possível. Ela contou que começou a vida profissional como gari e por meio dos estudos e dedicação conseguiu mudar a realidade da sua vida. Ela passou em um concurso e agora é servidora da Procuradoria Municipal de Várzea Grande.

Quem também conversou com os menores foi Regi Cardoso que abordou o tema Sua atitude determina sua vida. O convidado revelou que teve problemas com álcool e drogas durante cinco anos, mas que, com determinação, foi possível abandonar aquela realidade.  Após abandonar o vício, ele foi capaz de criar seu próprio negócio e agora é empresário.

Após os dois temas, a psicanalista Kalian Paes de Barros aplicou uma dinâmica para despertar nos adolescentes o sentimento de que ainda é possível sonhar mesmo sendo um adolescente em conflito com a lei. Com ela, os menores puderam contar sobre seus sonhos e a importância do presente na construção do futuro.

O coordenador do Palestras Oficinas Socioeducativas (POS), Jean Monteiro disse que o ciclo de palestras quer inspirar os menores a acreditar em si e que os sonhos podem se tornar realidade. “ Nós trabalhamos a autoestima porque eles chegam na unidade sem expectativas e não acreditam em si mesmo, mas queremos mostrar que não é assim”, explicou.

“A proposta é que o adolescente reflita sobre sua condição e veja que outras pessoas que passaram por situações semelhantes e conseguiram superá-las através do conhecimento e que a partir desse lugar que o adolescente se vê hoje, ele possa construir um projeto de vida saudável”, disse a psicóloga do case, Flávia Palazzo.

A palestra nesta quinta-feira (04.11) atendeu 17 adolescentes da internação masculina do Case Cuiabá, mas outros ciclos serão realizados no ano que vem para que esta reflexão chegue a outros menores em conflito com a lei a fim de reduzir a reincidência aos atos infracionais.

Verifique também

Mario Frias contratou empresa sem funcionários por R$ 3,6 mi

Mario Frias contratou empresa sem funcionários por R$ 3,6 mi

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Secretaria Especial de Cultura, comandada por Mario Frias, contratou …

Enquete

EM QUAL DESSES NOMES VOCÊ VOTARIA PARA GOVERNADOR.

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Toque do Chefe

Bate Papo com Crispim Neto

TDT-TV AO VIVO