quarta-feira , 18 maio 2022
b75603ced0620a98928990c372ee8b60

2ª Conferência Municipal de Juventude promove o protagonismo e a participação juvenil em políticas públicas

O Conselho Municipal da Juventude (Conjuve) realizou na última sexta-feira (29), a 2°Conferencia de Juventude de Cuiabá. O encontro ocorreu na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e teve como tema o ‘Protagonismo e a Participação Juvenil’.

O encontro contou com a presença do vice-prefeito José Roberto Stopa, do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, da secretária-adjunta de Direitos Humanos, Christiany Fonseca, do deputado federal, Emanuel Pinheiro Neto, do presidente do conselho estadual de juventude de mato grosso o (Conjuv-MT), Daniel Vitor, e do presidente do Conjuve de Cuiabá, Juarez França.

“Quero parabenizar a todos os jovens que participaram dessa conferência e dizer que eu adoraria voltar a essa idade. Às vezes na juventude a gente se limita, tem restrições e deixa de fazer várias coisas, mas a hora de errar, de acertar, de se descobrir e de se transformar é agora. Temos que discutir política com os jovens, pois eles são o futuro do nosso país e a política é o que pode mudar a vida de toda a sociedade”, destacou Stopa, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro.

“Cada um desses jovens acalenta dentro de si os próprios sonhos, que serão conquistados através de muito estudo, são etapas da vida. Então, essa conferência é importante para a construção de um futuro melhor para essa juventude de Cuiabá e Mato Grosso, que espera um novo tempo. Esses jovens precisam ser a voz para fazermos as transformações que Cuiabá tanto merece”, acrescentou o secretário Aluízio.

Durante a conferência, os alunos das escolas estaduais e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foram divididos em quatro grupos de trabalho para debater sobre os oito eixos temáticos, são eles: direito a educação e cultura, direito ao trabalho e a cidadania, direito à saúde integral, direito ao esporte e lazer, direito à integração e reinserção social, direito à sustentabilidade de ao meio ambiente, direito à diversidade e à igualdade, direito à segurança pública e ao acesso à justiça.

Na oportunidade, também tomaram posse os novos conselheiros do Conjuve para gestão 2022/2024, além da eleição dos delegados da 4° Conferência Estadual de Juventude de Mato Grosso.

“É uma felicidade imensa podermos realizar a 2ª Conferência Municipal da Juventude, um espaço muitas vezes desacreditado por algumas pessoas dento da sociedade. Por isso, encaramos esse desafio e seguimos acreditando na juventude, nós não desistimos da nossa luta e do nosso potencial. Por isso, é muito importante que tenhamos espaços de discussão como esses, que debatam temas referentes ao nosso cotidiano. Então, agradeço a todos os envolvidos para que esse encontro pudesse ser promovido”, disse o presidente do Conjuve, Juarez França.

Verifique também

Raciocínio lógico, foco e capacidade de solucionar problemas são alguns dos aprendizados adquiridos por quem pratica o xadrez.

Escola Estadual implanta clube do xadrez para melhorar aprendizagem dos alunos

Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres, beneficia 40 alunos